Período na reserva na GNR vai ser reduzido de cinco para dois anos - ministro

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 nov (Lusa) - O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, disse hoje que o período dos militares da GNR na reserva vai ser reduzido de cinco para dois anos de forma progressiva.

"Na GNR, a reserva vai passar de cinco para dois anos. Nós vamos reduzir de forma progressiva", disse Miguel Macedo na Assembleia da República, onde está a apresentar o Orçamento do Estado (OE) para 2014.

Segundo o ministro, o período de reserva vai ser reduzido seis meses em cada ano.

De acordo com o programa orçamental da segurança interna para 2014, disponibilizado aos jornalistas, o número de elementos da GNR na reserva passou dos 1.982, em 2009, para os 6.570, em 2013, representando mais de 23 por cento do número total de militares da Guarda Nacional Republicana.

Os militares da GNR passam à situação de reserva com 36 anos de serviço ou 55 anos de idade.

CMP // SO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.