Alunos de Guimarães têm fracos conhecimentos sobre os Jogos Olímpicos - Estudo

| Desporto
Porto Canal / Agências

Guimarães, 08 nov (Lusa) - Os alunos de Guimarães possuem fracos conhecimentos sobre a temática da educação olímpica e dos ideais do olimpismo, conclui um estudo que será apresentado, sábado, no âmbito da Guimarães - Cidade Europeia do Desporto (CED) 2013.

A investigação foi realizada por Teresa Rocha na sequência de um protocolo realizado entre a Academia Olímpica de Portugal e pela CED 2013, tendo como amostra 434 alunos do 5.º ao 12.º ano, de 10 estabelecimentos de ensino de Guimarães, cientificamente representativa do panorama nacional.

Desse estudo, verificou-se que 31 por cento dos alunos afirmou que foi na escola que tiveram acesso a mais ensinamentos sobre os Jogos Olímpicos, sendo a comunicação social (televisão e jornais) apontada pela maioria dos inquiridos como a principal fonte de conhecimento sobre este tema.

Um terço dos alunos desconhecia que a última edição dos Jogos Olímpicos aconteceu em Londres e 91 por cento não sabia que Pierre de Coubertin foi o criador dos jogos olímpicos modernos.

Relativamente à perceção efetiva dos Jogos Olímpicos, 23 por cento considera que este espetáculo desportivo é sinónimo de "fair-play", seguindo-se o fator "competição", apontado por 18 por cento dos inquiridos, e o "profissionalismo", eleito por quase 12 por cento da amostra.

Quanto aos valores olímpicos, os alunos inquiridos destacaram o "desportivismo" (29 por cento) e a "excelência" (23,9 por cento) como os mais importantes.

Iniciada na quinta-feira e promovida pela Comissão de Atletas Olímpicos, termina no sábado, em Guimarães, a "Semana Olímpica", o maior evento de promoção do olimpismo em Portugal, que espera receber cerca de um milhar de alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclos e ensino secundário.

Os jovens estudantes podem experimentar algumas das modalidades olímpicas e conviver de perto com atletas olímpicos, como Emanuel Silva (canoagem), Simão Morgado (natação), Nuno Mendes (remo), Pedro Fraga (remo) ou Nuno Delgado (judo).

GYS // PA

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

FC Porto: Pinto da Costa formalizou a recandidatura à presidência

Depois de André Villas-Boas, Miguel Brás da Cunha e Nuno Lobo, também Jorge Nuno Pinto da Costa já formalizou a recandidatura à presidência do FC Porto ao entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Assim que cumpriu o ato, o atual presidente do clube falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e não tem dúvidas que que estas eleições terão uma adesão sem precedentes.