Organizações exigem mais proteção e punições exemplares contra morte do lobo ibérico

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 nov (Lusa) - Organizações de defesa da natureza exigiram hoje mais proteção e fiscalização, assim como "punições exemplares", contra a perseguição e morte do lobo ibérico, depois do mais recente caso de abate, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

"Perante a situação de ameaça da espécie, as organizações exigem mais protecção, mais fiscalização e punições exemplares", refere um comunicado assinado por 10 entidades, entre as quais Liga para a Proteção da Natureza (LPN), Quercus, Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens (FAPAS) ou Grupo Lobo -- Associação para a Conservação do Lobo e do seu Ecossistema.

A mortandade entre esta espécie "é insustentável e levará, se não for travada, ao rápido desaparecimento dos 300 exemplares que ainda sobrevivem em Portugal", alertam.

O último caso conhecido foi o do abate da loba "Bragadinha", dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês, e "reflecte a impunidade com que se está a matar ilegalmente o lobo-ibérico em Portugal", realçam as organizações que lançam um apelo público para acabar com os crimes contra esta espécie ameaçada e protegida na legislação nacional e internacional.

A fêmea adulta "Bragadinha", que teve a sua primeira ninhada em maio, foi encontrada morta a 30 de outubro e os resultados da necrópsia revelam ter sido abatida a tiro de caçadeira e atacada por uma matilha de cães, situação "ocorrida dentro da Zona de Caça Associativa da Gavieira, Arcos de Valdevez".

Segundo as associações ambientais, este é o 5.º abate ilegal de lobo ibérico entre os 15 lobos seguidos por telemetria no Alto Minho.

Dados do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto, obtidos por telemetria no noroeste de Portugal e citados pelas organizações, revelam que anualmente 45% dos lobos da zona são mortos por ação humana e de forma ilegal.

É defendida a necessidade de sensibilizar e dialogar com as organizações do setor da caça no sentido do esforço de conservação do lobo, "erradicando os atos criminosos e encontrando formas de mitigação das motivações que estão na sua base".

As organizações exigem às autoridades competentes, como o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR e o Ministério Público, "uma ação urgente e contundente" contra os casos de morte de lobos.

Entre os procedimentos que devem ser reforçados estão a minimização dos ataques dos lobos a animais domésticos, através da eficaz vigilância do gado e da indemnização ao abrigo da Lei de Proteção do Lobo-Ibérico, ou a aposta nos meios de fiscalização, já que existem "apenas 15 vigilantes da natureza no Parque Nacional da Peneda-Gerês, menos de metade do que seria necessário, e sem as armas necessárias".

"Os processos crime têm de ser julgados exemplarmente [pois] a aplicação de sentenças ligeiras nestes casos é um autêntico incentivo à prossecução da ilegalidade e do crime impune, consumando-se um extermínio que aproxima cada vez mais o lobo ibérico da extinção", salientam as organizações.

EA // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

MB Way "em baixo". Transferências e pagamentos com dificuldades

Ao longo da manhã desta terça-feira, os utilizadores de MB Way estão a sentir dificuldades em utilizar a aplicação para fazer transferências e/ou pagamentos. A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que, após ter contactado a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), fala em alguns “constrangimentos técnicos”.

Número de atropelamentos aumentou em março

A PSP detetou uma média de 510 infrações rodoviárias por dia em março, mês em que desceu o número de acidentes e feridos ligeiros, mas aumentaram os feridos graves e os atropelamentos comparativamente a março de 2023.

Portugal é o 13º país com o maior nível de literacia financeira

Portugal ocupava, no ano passado, o 13.º lugar no indicador global de literacia financeira, em 39 países participantes num inquérito, estando ainda na 7.ª posição no indicador de bem-estar financeiro, adiantou o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.