Porto Vivo juntou 1.500 milhões de investimento privado em 12 anos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 07 nov (Lusa) -- A Porto Vivo -- Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense contabilizou 1.500 milhões de euros de investimento privado ao longo dos últimos 12 anos, revelou hoje o presidente Álvaro Santos.

Segundo o responsável "cada euro de investimento público alavancou vinte e três euros de investimento privado", razão pela qual "vale a pena apostar na reabilitação urbana".

Álvaro Santos, que falava no final da sessão de abertura da IV Semana da Reabilitação Urbana do Porto, recordou como "há doze anos", no arranque do projeto em 2004 "foi necessário um investimento público, com capital de semente para atingir os objetivos traçados inicialmente".

"Hoje podemos dizer que esse capital de semente foi absolutamente fundamental, foi coroado de êxitos porque os privados vieram atrás", afirmou.

O presidente da Porto Vivo revelou ainda que nos três primeiros trimestres deste ano, o número de requerimentos entrados e de emissão de alvarás de obra registados pela sociedade "superou os do ano passado" e garantiu que "a este ritmo de crescimento vamos chegar ao final do ano com números ainda melhores".

Para Álvaro Santos, o processo de reabilitação urbana na cidade do Porto tem sido "um sucesso", até porque, como explica, "estão cerca de 150 a 200 obras a decorrer em simultâneo em pequenos prédios, no centro urbano e na baixa do Porto, com empresas, trabalhadores, arquitetos e projetistas portugueses, o que é muito importante para a economia nacional".

Sobre o protocolo, assinado hoje, entre a AICCOPN (Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas) e a Porto Vivo, Álvaro Santos afirmou que servirá para a transformação e sustentabilidade de edifícios já existentes.

"No caso do Porto transformámos muitos edifícios que são originários do século XV e do século XVI, com todos os padrões de desconforto e de inconformidades térmicas e insegurança que têm, em padrões de conforto e de sustentabilidade do século XXI", explicou.

A IV Semana da Reabilitação Urbana do Porto decorre entre hoje e domingo no Palácio da Bolsa.

LIL/DZP // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.