Israel é "único suspeito" do "assassínio" de Yasser Arafat - comissão palestiniana

| Mundo
Porto Canal / Agências

Ramallah, Cisjordânia, 08 nov (Lusa) -- O presidente da comissão de inquérito palestiniana sobre a morte de Yasser Arafat apontou hoje Israel como o "principal e único suspeito do assassínio" do líder histórico palestiniano.

"Israel é o primeiro, o principal e único suspeito do assassínio de Yasser Arafat", afirmou Tawfiq Tiraui, numa conferência de imprensa em Ramallah, Cisjordânia, precisando que a comissão se baseou nas conclusões dos relatórios médicos suíços e russos.

Estes relatórios, elaborados com base na análise das amostras biológicas recolhidas a 27 de novembro de 2012 dos restos mortais de Arafat, permitiram concluir que o líder histórico não morreu "nem de velhice, nem de doença, mas por envenenamento", indicou Abdallah al-Bashir, chefe da equipa médica da comissão de inquérito.

O relatório francês relativo às mesmas amostras ainda não foi entregue à comissão de inquérito, que pediu a Paris que acelerasse a elaboração do documento.

O médico questionou ainda os procedimentos do hospital Percy, de Paris, onde Arafat morreu: "Porque é que os franceses destruíram as amostras (das análises)? Porque não realizaram testes sobre a presença de tóxicos no organismo enquanto estava no hospital?".

Também o ministro da Justiça palestiniano, Ali Mhanna, exigiu hoje a França que comunique as conclusões do relatório resultante da análise das amostras à comissão de inquérito palestiniana.

"Desde o início que os franceses nos informaram que só poderiam transmitir-nos estes resultados no quadro de uma cooperação judicial franco-palestiniana", disse o ministro, na mesma conferência de imprensa.

As causas da morte do dirigente histórico palestiniano a 11 de novembro de 2004 no hospital militar de Percy, em Paris, ainda não estão esclarecidas e os palestinianos acusam Israel de o ter envenenado, uma versão sempre negada pelos israelitas.

VM // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.