Um detido após explosões junto à sede provincial do PCC em Taiyuan

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, China, 08 nov (Lusa) - A polícia chinesa deteve hoje o ex-condenado Feng Zhijun, de 41 anos, pelas explosões que causaram um morto e oito feridos na sede provincial do Partido Comunista chinês na cidade de Taiyuan, informou a agência oficial Xinhua.

Feng, que cumpriu nove anos na prisão por roubo, foi detido cerca das 02:00 (18:00 em Lisboa de quinta-feira) e reconheceu ter colocado os explosivos caseiros, informou o Departamento de Segurança Pública de Shanxi, província chinesa da qual Taiyuan é capital.

A polícia encontrou explosivos na casa do detido e revistaram o seu veículo, que alegadamente foi utilizado para transportar as bombas.

As explosões tiveram lugar na quarta-feira em frente à sede provincial do Partido Comunista Chinês, num momento sensível para a formação política, uma vez que, no sábado, tem um plenário no qual é esperado o anúncio de grandes reformas económicas.

O incidente ocorreu também poucos dias depois de cinco pessoas terem morrido e outras 40 terem ficado feridas quando um veículo se incendiou na praça Tiananmen, em Pequim, um dos locais mais simbólicos do regime chinês.

PNE // JCS.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Investigadora portuguesa trabalha na criação de uma proteína para travar a malária

A microbióloga portuguesa Maria Rebelo está a trabalhar na produção de uma proteína que bloqueie o acesso de ligação do parasita que causa a malária à célula do hospedeiro e assim ajudar a travar a doença.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.