Poiares Maduro diz que "pior já passou" e é preciso não desperdiçar esforço feito pelo País

Poiares Maduro diz que "pior já passou" e é preciso não desperdiçar esforço feito pelo País
| Política
Porto Canal

O ministro-Adjunto e dos Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, afirmou hoje que "o pior já passou" e que é preciso não desperdiçar o esforço feito por Portugal até agora.

O governante falou hoje na Assembleia da República, no âmbito do debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2014, numa sessão que durou mais de cinco horas.

Na sua intervenção inicial, o ministro disse que "o pior já passou" e sublinhou que "não podemos desperdiçar todo o esforço feito até agora", num debate que teve como um dos pontos marcantes a referências ao livro de Lewis Carroll "Alice no País das Maravilhas".

Numa resposta à deputada do Bloco de Esquerda Cecília Honório sobre o arquivo da RTP, Poiares Maduro manifestou-se espantado com a questão e afirmou: "Só me recorda a Alice no País das Maravilhas quando diz: ainda não é pequeno-almoço e eu já acreditei em seis coisas impossíveis", surpreendendo a audiência.

O ministro esclareceu depois que usou esta expressão para explicar que a questão sobre "oferecer à PT o arquivo da RTP" era "realmente inimaginável".

As referências às personagens do livro não se ficaram, no entanto, por aqui. Poiares Maduro voltou na sua última intervenção a citar a obra de Lewis Carrol, desta feita, em resposta ao PS.

"Devo dizer que a minha personagem favorita não é a Rainha de Copas, sempre preferi o Gato Persa", a quem a Alice, quando o encontrou numa bifurcação duma estrada perguntou qual era o caminho.

"O Gato disse: isso depende de onde quer chegar", continuou o ministro, sublinhando: "Nós sabemos onde queremos chegar. A grande dificuldade da Alice é ter de fazer escolhas".

E acrescentou: "A grande dificuldade que o Partido Socialista tem demonstrado é precisamente não conseguir fazer escolhas ou evitar fazer".

Por isso o governante desafiou o PS afirmando: "Diria como o Gato Persa, façam as vossas escolhas".

Ao longo das cinco horas, em que respondeu a mais de duas dezenas de questões, Poiares Maduro abordou a questão da RTP, os fundos estruturais, a aposta na internacionalização e competitividade das pequenas e médias empresas (PME), que segundo o governante "são uma prioridade em matéria de fundos", e adiantou que no próximo ano os contribuintes não irão pagar mais em IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis).

O ministro disse que os primeiros financiamentos do QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional serão atribuídos no segundo semestre do próximo ano, adiantando que Portugal está perante uma "antecipação notável de prazos".

E acrescentou que será possível "ter uma coincidência de fundos do novo quadro com o quadro anterior".

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.