Alemanha quer reduzir dívida pública para 60% do PIB

| Mundo
Porto Canal / Agências

Berlim, 07 nov (Lusa) - O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, disse hoje que a Alemanha quer reduzir a sua dívida pública para 60 por cento do PIB nos próximos anos para cumprir um dos principais critérios dos tratados europeus.

"A Alemanha quer e tem a obrigação de reduzir a sua dívida pública para menos de 60 por cento do PIB (Produto Interno Bruto)", disse Schäuble, considerando que é possível reduzi-la para o limite imposto por Bruxelas nos próximos 10 anos.

O ministro considerou que para isso é necessário manter a disciplina na despesa nos próximos anos e aproveitar a boa situação económica da Alemanha.

Numa altura em que prosseguem as negociações entre democratas-cristãos e sociais-democratas para a formação de uma nova coligação governamental, Schäuble defendeu também que não se devem pôr em risco as metas com projetos despesistas nem com decisões erradas que afetem o crescimento económico.

O ministro falava numa conferência de imprensa destinada a apresentar as estimativas da receita fiscal.

Este ano, deverão entrar nos cofres do fisco alemão 620.500 milhões de euros, cerca de 5 mil milhões mais do que o apontado nas previsões de maio.

Segundo os peritos, as receitas deverão continuar a subir até 2018, atingindo nessa altura 731.500 milhões de euros.

EO // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.