Irlanda passa na última avaliação da ´troika´ - Governo

Irlanda passa na última avaliação da ´troika´ - Governo
| Mundo
Porto Canal

A Irlanda passou o exame final da 'troika' de credores internacionais, a Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, abrindo a porta a abandonar em dezembro o plano de assistência financeira, anunciou hoje o Governo irlandês.

"A Irlanda concluiu com sucesso o décimo segundo e último exame do programa (de ajuda) da Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional", o que representa uma "etapa significativa na recuperação da Irlanda" que cumpriu "todos os objetivos fixados no âmbito do plano de ajuda", felicitou-se o Ministério das Finanças irlandês num comunicado.

"Quando fomos excluídos dos mercados financeiros há três anos, colocámos com sucesso as fundações para sair a 15 de dezembro do programa da Comissão Europeia e do FMI e regressar integralmente aos mercados", afirmaram os ministros das Finanças, Michael Noonan, e das Despesas Públicas e das Reformas, Brendan Howlin.

A Irlanda está, assim, a um passo de se tornar no primeiro país da zona euro sob assistência a libertar-se da ajuda dos parceiros.

"É um dia significativo. Muitos pensavam e alguns temiam que nunca chegasse. Os esforços do povo irlandês para chegar a este objetivo não tiveram precedentes", adiantaram os dois ministros.

"A estabilidade das finanças públicas foi restaurada, a economia cresce e ainda mais importantes, mais de 3.000 empregos são criados em cada mês" depois de "vastas reformas estruturais terem sido efetuadas", adiantaram.

A saída do plano de ajuda, que deverá ocorrer a 15 de dezembro como tinha anunciado em meados de outubro o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, deve ser examinado pelo Eurogrupo na próxima quinta-feira.

A Irlanda viu-se forçada a pedir em finais de 2010 ajuda aos parceiros europeus e ao FMI depois do défice público ter atingido 30% na sequência da 'bolha imobiliária' e da ajuda à banca.

Na altura, o antigo "tigre celta" obteve um plano de ajuda a três anos no valor de 85 mil milhões de euros, em troca da adoção de fortes medidas de austeridade.

Sempre apresentada pelos dirigentes europeus como um modelo a seguir pelos outros países da zona euro sob assistência, a Irlanda iniciou no início do ano negociações com a 'troika' para abandonar o programa de assistência.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.