Terrenos sem dono passam para a posse do Estado

Terrenos sem dono passam para a posse do Estado
| Política
Porto Canal (SYA)

Os terrenos que não forem registados nos próximos dois anos passam para o Banco de Terras que será gerido pelo Estado e se em 15 anos não houver reclamação das terras, revertem para o Estado, adianta o Jornal de Notícias.

O Governo vai aprovar, esta quinta-feira, uma medida que prevê que os terrenos sem donos passem para o Estado, após os donos dos terrenos terem dois anos para os registar com isenções específicas.

Os donos dos terrenos rústicos, sejam de que tipo forem, terão até 31 de dezembro de 2018 para registar as suas propriedades isentos de qualquer taxas e emolumentos. Para facilitar este processo, será criado um local só para esta função, o Balcão Único Predial que ficará sediado na conservatória do Registo Predial. Se ao fim destes dois anos, os terrenos não forem registados, passam para o Banco de Terras, durante 15 anos, que será gerido pelo Estado, segundo o Ministro de Agricultura, adianta o JN.

Durante os 15 anos em que os terrenos estiverem no Banco de Terras, se os donos aparecerem, o Estado dá-lhes as terras, no entanto, sem a isenção de taxas e emolumentos pelo registo.

Enquanto os terrenos estiverem no Banco de Terras serão criadas Sociedades de Gestão Florestal que vão ter como função de rentabilizar os terrenos e tratar do ordenamento das florestas. Estas sociedades podem ser constituídas por qualquer cidadão.

Ao fim dos ditos 15 anos, se os terrenos não forem reclamados revertem para o Estado.

Existe a promessa de incentivos financeiros e fiscais para os gestores destes terrenos, no entanto o nível de isenções e incentivos ainda está em discussão.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.