Câmara de Beja assina protocolo para atrair fábrica de produção de morfina

| País
Porto Canal / Agências

Beja, 07 nov (Lusa) - A Câmara de Beja vai assinar, em breve, um protocolo com uma empresa escocesa ligada à indústria farmacêutica para criar condições para instalação no concelho de uma fábrica de produção de morfina para fins medicinais, foi hoje anunciado.

O protocolo, que foi aprovado na última reunião da Câmara de Beja, deverá ser assinado "em breve" entre o município e a Macfarlan Smith e pretende "criar as condições necessárias para viabilizar a instalação da fábrica no concelho", disse hoje à agência Lusa o vereador da autarquia Manuel Oliveira.

A fábrica, que o autarca considerou um "investimento estratégico" para Beja, está prevista no projeto da Macfarlan Smith de plantação de papoila no Alentejo e deverá implicar um investimento de cerca de 20 milhões de euros, a concretizar em 10 anos, e permitir criar 30 postos de trabalho diretos.

A Macfarlan Smith, através de agricultores de vários concelhos da área de influência do Alqueva, começou este ano a plantação industrial de papoila, no Alentejo, para produção de morfina para fins medicinais.

A empresa já tem um escritório em Beja e está à procura de um terreno para instalar a fábrica, a qual, numa primeira fase, irá servir para armazenar e tratar as papoilas (separar as sementes do resto da palha da planta) e, numa segunda fase, extrair a morfina, explicou Manuel Oliveira, vereador da gestão comunista da autarquia.

Através do protocolo, a câmara compromete-se a vender um terreno junto ao Aeródromo Municipal de Beja para a instalação da fábrica e construir infraestruturas para ligar a unidade à rede de águas e saneamento da cidade, num investimento de 300 mil euros a ser concretizado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja.

Num comunicado enviado à Lusa, os vereadores da oposição PS da Câmara de Beja manifestaram-se satisfeitos com a aprovação do protocolo, que estava a ser "negociado", há cerca de um ano, entre o anterior executivo socialista e a Macfarlan Smith e que poderá levar a realização de um "importante investimento".

O projeto da Macfarlan Smith de plantação de papoila no Alentejo decorre dos "resultados positivos das experiências desenvolvidas" pela empresa na região, nos últimos três anos, supervisionadas pelo Ministério da Agricultura, disse à Lusa fonte da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

No âmbito do projeto, licenciado pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) e que resulta de um memorando assinado entre a AICEP e a Macfarlan Smith, a empresa prevê cultivar 4.000 hectares de papoila em três anos e, dependendo do sucesso da colheita deste ano, admite instalar a fábrica no Alentejo.

O projeto em Portugal visa "complementar operações" da Macfarlan Smith no Reino Unido, para "assegurar a necessária capacidade de fornecimento de matéria-prima" (papoila) à unidade industrial da empresa em Edimburgo, na Escócia, disse a fonte da AICEP.

LL (SMM) // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.