Réplica de sismo em Itália teve magnitude superior ao primeiro abalo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Roma, 26 out (Lusa) -- Um novo abalo sísmico de magnitude 6,0 foi sentido no centro da Itália às 21:18 locais (20:18 de Lisboa), também sentido, à semelhança do primeiro, em Roma, segundo os serviços de Geologia dos EUA.

Este segundo sismo foi mais forte do que o ocorrido duas horas mais cedo na mesma região, que causou dois feridos.

Estes tremores de terra ocorreram apenas dois meses depois de um outro ter provocado cerca de 300 mortos na mesma região.

"De momento, há dois feridos em Visso. Várias destruições materiais também foram assinaladas", segundo um comunicado da proteção civil italiana.

Um abalo de magnitude 5,4 foi registado a nove quilómetros de profundidade, na zona de Macerata, no centro do país, segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia. O serviço de Geologia dos EUA anunciou, por seu lado, um sismo de magnitude 5,5 perto de Visso, na província de Macerata.

Esta zona está muito próxima da região de Amatrice, que foi devastada em 24 de agosto por um violento sismo, que provocou cerca de 300 mortos, e de Aquila, onde um potente abalo tinha causado mais de 300 mortos em 2009.

Nesta zona de montanha, "as localidades mais próximas do epicentro são Castel Sant'Angelo sul Nera, Visso, Ussita e Preci", ainda segundo a proteção civil.

RN // SB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.