Sindicato convoca greve para quinta-feira na Eurowings e Germanwings

| Economia
Porto Canal com Lusa

Berlim, 26 out (Lusa) - Os voos das companhias aéreas de baixo custo Eurowings e Germanwings (do grupo Lufthansa) podem ser afetados na quinta-feira, depois de o sindicato do pessoal de cabine UFO ter convocado hoje uma greve.

"Somos forçados a apelar aos trabalhadores da Eurowings para fazerem greve na quinta-feira", declarou, em comunicado, Sylvia de la Cruz, responsável pelas negociações na UFO, apontando a "tática de obstrução" da administração.

Durante a tarde, o sindicato precisou que a greve deverá prolongar-se das 00:00 às 24:00 de quinta-feira, nos aeroportos de Dusseldorf e Hamburgo.

O apelo à greve abrange também a Germanwings, igualmente do grupo Lufthansa, nos mesmos aeroportos e ainda em Colónia, Dortmund, Estugarda, Hanover e Berlim.

"Lamentamos muito ter de chegar a esta escalada, mas as negociações estão num ponto em que não há alternativa à greve", declarou o presidente da UFO, Nicoley Baublies, no comunicado, referindo-se à Eurowings.

As reivindicações do sindicato, que representa parte das hospedeiras e comissários de bordo, incluem questões salariais e garantias de emprego. Na Germanwings, abrangem também o tempo de trabalho.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.