Banco BPI deverá fechar o ano com menos 384 trabalhadores

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 out (Lusa) - O BPI deverá fechar este ano com menos 384 trabalhadores do que tinha no fim de 2015, uma vez que às 142 pessoas que já saíram até setembro se vão somar as saídas estimadas de mais 242 até 31 de dezembro.

Segundo a informação hoje avançada pelo BPI na apresentação das contas até setembro, nos primeiros nove meses deste ano saíram 142 trabalhadores em Portugal, tendo o banco chegado ao final de setembro com 5.757 funcionários na operação doméstica.

No entanto, disse hoje em conferência de imprensa o presidente executivo do BPI, Fernando Ulrich, que até final do ano será acelerada a saída de pessoal, estimando o fim de 242 contratos de trabalho.

"Daqui até ao fim de 2016 ainda vai aumentar a redução do número de colaboradores, que a parte principal é de reformas antecipadas cujos custos já estão refletidos [nas contas até setembro] mas cuja saídas só se vão materializar agora, muitos deles já em outubro", afirmou Ulrich.

Quanto à rede de distribuição, no final de setembro, o BPI tinha 545 balcões em Portugal, o que significa menos 243 face aos 788 que detinha no final de 2015.

O emagrecimento de estruturas tem sido comum aos principais bancos que operam em Portugal, numa tentativa de melhorarem os seus resultados.

IM/DN//ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.