Administradores da Caixa Geral de Depósitos vão ter de mostrar os rendimentos

Administradores da Caixa Geral de Depósitos vão ter de mostrar os rendimentos
| Política
Porto Canal (SYA)

Os Administradores da Caixa Geral de Depósitos (CGD), ao abrigo de uma lei de 1983, vão mesmo ter de mostrar os seus rendimentos, ao contrário do que o Governo pretendia.

O Governo queria que a declaração de rendimentos fosse apenas do seu conhecimento. Ricardo Mourinho Félix, secretário do Estado Ajunto do Tesouro e das Finanças , em declarações ao DN, diz que foi intencional esta isenção por parte do Governo para que os novos administradores da CGD do dever de apresentar a sua declaração de rendimentos no Tribunal Constitucional, dever esse obrigatório a todos os outros gestores públicos.

Ricardo Félix vai mais longe e diz que o Governo estava a equiparar a Caixa Geral de Depósitos a um banco privado e os seus gestores a gestores privados.

O Gabinete do Ministro das Finanças emitiu uma nota a confirmar praticamente a informação mas mais resumidamente, dizendo que os novos administradores estavam disponíveis para mostrar os seu rendimentos ao seu accionista, no caso, o Governo.

O DN salienta que no final da tarde da passada terça-feira a posição mudou, Ricardo Marinho Félix veio salientar que poderiam, os novos administradores da CGD, ser obrigados a apresentar a declaração de rendimentos no Tribunal Constitucional ao abrigo da lei do controlo público de riqueza dos titulares de cargos públicos. Segundo tal lei a apresentação dos rendimentos é mesmo obrigatória. Importa referir que já Filipe Neto Brandão, jurista deputado do PS, tinha feito referência a esta notícia no seu facebook relativamente a este assunto.

Os outros partidos também mostraram interesse em mudanças relativamente aos novos administradores da CGD. Além da maior transparência e de escrutínio público, também o salário dos mesmos é um tema em discussão aberta.

Importa acrescentar que, segundo o DN, agora é certo que haverá este escrutínio público sobre os rendimentos destes novos administradores da Caixa Geral de Depósitos.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.