Sessenta comboios suprimidos na linha de Sintra e Azambuja devido à greve da CP

| Mundo
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 nov (Lusa) -- As linhas de Sintra e da Azambuja mantêm-se as mais afetadas hoje pela greve dos trabalhadores da CP -- Comboios de Portugal e da CP Carga, com a supressão de 60 comboios, disse à Lusa fonte da empresa.

"Até às oito da manhã, realizaram-se 70% dos comboios a nível nacional. As maiores dificuldades encontram-se nas linhas de Sintra e Azambuja, tendo na linha de Sintra circulado apenas oito dos 48 previstos (suprimidos 40), enquanto no troço da Azambuja circularam sete dos 19 habituais", disse à Lusa Ana Portela, porta-voz da CP.

Segundo os dados avançados por Ana Portela, foram realizados 180 comboios dos 262 programados para circular em todo o país, com os comboios de longo curso, intercidades e alfa-pendulares a não sofrerem qualquer problema.

"Os comboios regionais circulam quase todos, e os urbanos do Porto circulam a 80%. No global de Lisboa foram realizados 51 comboios e suprimidos 63", acrescentou.

Os trabalhadores estão em greve de 24 horas desde as 0:00 de hoje contra a proposta de Orçamento do Estado para 2014, que prevê reduções salariais, concessão das empresas públicas de transporte a privados e a redução das indemnizações compensatórias, entre outras medidas.

A greve na CP e CP Carga insere-se na quinzena de luta que os trabalhadores dos transportes e comunicações iniciaram a 25 de outubro e que termina no sábado com uma manifestação nacional, em Lisboa.

RCP // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.