Obras da academia do SC Braga podem ficar paradas durante os próximos 25 anos

| Norte
Porto Canal (SYA)

O Sporting Clube de Braga terá começado o processo de abate dos sobreiros, espécie protegida, antes da autorização do Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF) e por isso incorre a uma coima que pode ir até ao 75 mil euros ou a proibição de construir naquele terreno durante um período de 25 anos, adianta o jornal Público.

O abate de cerca de 63 sobreiros terá ocorrido antes da autorização oficial do ICNF que só autorizou o abate no final de agosto e este terá começado entre maio e junho. Luís Tarroso Gomes, terá denunciado a situação através de fotos que datavam a 12 de junho, onde era visível o registo de movimentações de terra e outra foto a 5 de julho que dava conta do terreno já completamente limpo. A autorização chegou cerca de dois meses depois desta última foto, a autorização foi comunicada ao clube a 31 de agosto.

Ao Público o ICNF salienta o facto da operação não ser possível antes da autorização formal, já o clube e a Câmara Municipal de Braga não deram resposta às questões colocadas pelo jornal, respondendo apenas formalmente dizendo que estavam a agir consoante as formalidades.

Segundo o decreto de lei que regulamenta o regime de proteção dos sobreiros, a coima pode chegar aos 75 mil euros.

A academia do Sporting de Braga vai ocupar terrenos na área envolvente ao estádio municipal da cidade. O projeto tem planos para estar concluídos em 2018.

As imediações contarão com um estádio para competições oficiais com 1500 lugares onde jogará a equipa B do Braga, dois edifícios dedicados ao futebol de formação, um edifício dedicado ao museu, loja e serviços administrativos e, ainda, cinco campos de treino, sendo que dois deles serão de relva sintética.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.