Engenheiros nucleares prontos para retirarem placas de combustível de Fukushima

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 07 nov (Lusa) -- Os engenheiros nucleares japoneses estão prontos para iniciar a retirada das placas de combustível de urânio e plutónio da piscina do reator número 4 da central de Fukushima, na mais difícil e perigosa operação desde o acidente no complexo em 2011.

A Tokyo Electric Power (TEPCO), operadora da central danificada pelo sismo e tsunami que assolou o nordeste do Japão a 11 de março de 2011, vai começar este mês a retirada das placas de combustível da piscina do interior do reator numa operação desafiadora em termos técnicos que também testará a capacidade de gestão após meses de contratempos e falhas.

Os peritos sustentam que a operação é arriscada, mas necessária para o desmantelamento da central.

Mais de 1.500 placas de combustível, incluindo 200 por utilizar serão retiradas da piscina e transportadas para um outro edifício a cerca de 100 metros da atual localização.

O reator número 4 da central não estava em funcionamento no momento do desastre, mas o hidrogénio libertado do reator 3 e consequente explosão provocou danos na cobertura do edifício deixando-o à mercê de tempestade e outros desastres ou fenómenos naturais.

A TEPCO garante não ter encontrado nenhum estrago no reator número 4, mas vai continuar a acompanhar a situação com o objetivo de detetar qualquer problema.

A remoção de placas de combustível é um trabalho comum numa central nuclear, mas as condições são diferentes em Fukushima devido ao desastre, explicou o porta-voz da TEPCO, Mayumi Yoshida.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.