Amnistia Internacional insta Vietname a parar perseguições a activistas e autores de blogues

| Mundo
Porto Canal / Agências

Ho Chi Min, 07 nov (Lusa) -- A Amnistia Internacional instou hoje o Governo do Vietname a acabar com a perseguição de ativistas e autores de blogues que "são detidos" apenas por exercerem os seus direitos de liberdadde de expressão, refere um comunicado da organização.

"O Vietname está a converter-se numa das maiores prisões do sudeste asiático para os defensores dos Direitos Humanos e outros ativistas. Esta repressão alarmante do Governo contra a liberdade de expressão deve terminar", disse Rupert Abbott, investigador da Amnistia Internacional para o Vietname.

No documento, intitulado "Vozes silenciadas: Presos de consciência no Vietname", a Amnistia Internacional critica as leis e decretos para criminalizar a liberdade de expressão tanto na rua como na Internet.

Pelo menos 75 pessoas foram presas no Vietname por violarem estas leis, indica a organização de defesa dos Direitos Humanos ao salientar as "péssimas" condições das cadeias e a "perseguição e condenação" a jornalistas e autores de blogues apesar do Governo negar essa prática.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.