Ordem dos Médicos abriu inquérito disciplinar a médico dos Comandos

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 out (Lusa) -- A Ordem dos Médicos abriu um inquérito disciplinar para averiguar o envolvimento do médico escalado para os exercícios, na sequência dos quais dois militares morreram em setembro e vários receberam assistência hospitalar.

De acordo com o bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, o inquérito disciplinar foi aberto com o objetivo de apurar "a envolvência" de um médico durante o treino do 127.º Curso de Comandos na região de Alcochete, no distrito de Setúbal, que começou a 04 de setembro.

Em causa está a atuação do capitão Miguel Onofre Domingos, médico dos Comandos, que, segundo a edição de hoje do Correio da Manhã, terá ordenado a quatro militares que tinham desfalecido para rastejarem até à ambulância.

O médico terá depois saído durante duas horas, "deixando 25 vítimas -- que considerou não urgentes -- na tenda com dois enfermeiros", segundo o jornal.

Para esta tarde está agendado o interrogatório pelo Ministério Público de dois militares, no âmbito do inquérito onde se investigam as circunstâncias do treino que levaram à morte de alunos do curso de Comandos, segundo informou a Procuradoria Geral da República (PGR).

O Exército abriu dois processos disciplinares a militares por "indícios da prática de infração disciplinar" no 127.º curso de Comandos.

Fonte do Exército disse à Lusa que os militares que foram alvo de processos disciplinares por "indícios de prática de infração" no 127.º curso de Comandos mantêm-se ao serviço e em funções no curso.

O processo de averiguações às circunstâncias da morte de dois instruendos no início do 127.º curso de Comandos, em setembro, "é de natureza secreta até à acusação", segundo o RDM, frisou o porta-voz do Exército, na resposta enviada à Lusa.

SMM (HYT) // CC

Lusa /Fim

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".