Bancos alimentares contra a fome recolheram 2.445 toneladas de alimentos

Bancos alimentares contra a fome recolheram 2.445 toneladas de alimentos
| País
Porto Canal

Os bancos alimentares contra a Fome recolheram no fim de semana 2.445 toneladas de géneros alimentares em todo o país, numa ação solidária que mobilizou 39.200 voluntários.

Na última campanha similiar, em dezembro, os bancos alimentares recolheram 2.914 toneladas, quase mais 500 do que na recolha do passado fim de semana.

Em comunicado, a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome, Isabel Jonet, diz que a campanha reflete "a concludente manifestação de solidariedade por parte dos portugueses num momento de particular dificuldade, agravamento da situação económica do país e a redução do rendimento disponível" das pessoas.

"Estes números evidenciam uma extraordinária adesão e mostram que a solidariedade dos portugueses é maior do que a crise", afirmou Isabel Jonet.

A campanha, que teve como lema "Não perca esta oportunidade de ajudar quem mais precisa: compre 2 leva apenas 1", mobilizou cerca de 39.200 voluntários e decorreu em 1.181 superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, S. Miguel, Santarém, Setúbal, Terceira, Viana do Castelo, Viseu e Madeira.

"Os resultados impressionam tanto mais quanto sabemos que muitos dos que contribuem estão numa situação muito difícil e provam ainda que os portugueses se unem quando acreditam e quando os projetos são claros e mobilizadores", referiu ainda Isabel Jonet.

Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos a partir da próxima semana a 2.221 instituições de solidariedade social, que os entregam a 389.200 pessoas, sob a forma de cabazes de alimentos ou refeições confecionadas.

De acordo com os dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, em 2012 foi distribuído um total de 28.323 toneladas de alimentos (com o valor estimado de 39.651 milhões de euros), numa média diária de 113 toneladas por cada dia útil.

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".