Quase todo o país com risco "muito alto" de exposição à radiação UV

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 jun (Lusa) -- Quase todo o território português apresenta hoje risco "muito alto" de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco "muito alto" estão as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real e Ponta Delgada.

Com o nível "muito alto", o IPMA, na sua página na Internet, aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao sol.

O IPMA informa ainda que as regiões de Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo, grupo Ocidental e Central dos Açores, respetivamente, apresentam um risco "alto" de exposição à radiação UV, aconselhando o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protetor solar.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, se o nível exceder os limites de segurança, segundo o IPMA.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o "baixo" e o "extremo", sendo o máximo o 11.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo e vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado a forte nas terras altas até ao meio da manhã, e sendo temporariamente moderado de noroeste no litoral oeste durante a tarde.

Na Madeira, a previsão aponta para céu pouco nublado e vento fraco com o Funchal a atingir uma temperatura máxima de 22 graus Celsius.

O IPMA colocou os grupos Central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial) e Ocidental (Corvo e Flores) dos Açores sob aviso amarelo, o segundo menos grave numa escala de quatro, devido à previsão de chuva, que pode ser forte.

No grupo Ocidental o aviso termina às 11:59 de hoje enquanto no grupo Central vai vigorar entre as 11:00 e as 23:59 de hoje.

Quanto às temperaturas previstas para hoje em Portugal, em Lisboa prevê-se uma máxima de 31 graus, Évora e Beja 32, Castelo Branco 28, Leiria 30, Porto 27, Faro 26, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada 19 e em Santa Cruz das Flores 18.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.