Proteção Civil alerta para perigo de inundações e cheias para este fim-de-semana

Proteção Civil alerta para perigo de inundações e cheias para este fim-de-semana
| País
Porto Canal (SYA)

Depois do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prever chuva e trovoada para todo o país, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou para a possibilidade de cheias rápidas nos meios urbanos.

A Proteção Civil alertou esta sexta-feira para a possibilidade de cheias rápidas nos meios urbanos causada pela precipitação e trovoada que o IPMA previu para os próximos dias.

Segundo o Instituto Portugês do Mar e da Atmosfera, a chuva vai cair forte a partir da tarde desta sexta-feira até ao final do dia do próximo sábado, sobretudo na área de Lisboa, Setúbal e Algarve. Quanto ao Norte e Centro do país, estes períodos de chuva forte serão pontuais e incidem mais da noite de sábado até à manhã de domingo.

Além do alerta da possibilidade de cheias, a ANPC alerta ainda para o piso escorregadio que poderá formar lençóis de água e cheias nas zonas urbanas devido a falhas dos sistemas de drenagem. As zonas históricas são consideradas mais vulneráveis e o transbordo das linhas de água são também um caso a ter em atenção face às deficiências expectáveis na drenagem.

É aconselhado, pela Proteção Civil, a redução da velocidade automóvel bem como a desobstrução dos sistemas de escoamento. A mesma entidade sugere ainda que n\ao se atravesse zonas inundadas e ainda chama a atenção dobrada para a circulação junto à orla costeira e contas ribeirinhas.

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".