André Letria e Maria Teresa M. Gonzalez nomeados para prémio literário ALMA 2017

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 out (Lusa) - O ilustrador André Letria e a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez estão nomeados para o prémio literário sueco Astrid Lindgren (ALMA) 2017, que distingue a literatura e ilustração para a infância e promotres de leitura, foi hoje anunciado.

A organização revelou hoje, na Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), a lista de nomeados para o prémio e dela fazem parte Maria Teresa Maia Gonzalez, nomeada pela segunda vez consecutiva, e André Letria, ilustrador e editor pela primeira vez nomeado.

O Prémio ALMA, criado em 2002 pelo governo da Suécia em honra da escritora Astrid Lindgren, tem um valor monetário de 570 mil euros e pretende reconhecer o trabalho de um autor, ilustrador ou organização na promoção da leitura e do livro infanto-juvenil.

O nome de André Letria foi proposto pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), sublinhando a premiada carreira de mais de duas décadas na ilustração.

A escolha "tem a ver com a qualidade pioneira, empenhada e sensível do seu trabalho". "No seu percurso há uma permanente pesquisa e depuração formais a favor da mensagem e da capacidade que é convocada no leitor para a construir", justifica a DGLAB na proposta enviada à organização.

Nascido em Lisboa, em 1973, André Letria já ilustrou dezenas de livros para crianças - e que são também para adultos -, tendo sido distinguido, por exemplo, com o Prémio Gulbenkian e o Prémio Nacional de Ilustração. É ainda fundador e editor da editora Pato Lógico.

José Saramago, José Jorge Letria, Alice Vieira, Chico Buarque e Ricardo Henriques são alguns dos autores com quem André Letria já trabalhou.

Maria Teresa Maia Gonzalez, nascida em Coimbra, em 1958, dedica-se à literatura para a infância desde finais dos anos 1980. "A lua de Joana", "Profissão: Adolescente" e a coleção "O Clube das Chaves", em parceria com Maria do Rosário Pedreira, são algumas das obras da autora.

Em anos anteriores, a DGLAB apresentou candidaturas das autoras Alice Vieira e Luísa Dacosta, dos projetos Palavras Andarilhas, Bibliomóvel de Proença-a-Nova, e Poka Pokani, de Margarida Botelho, a editora Planeta Tangerina e os autores António Torrado e António Mota.

O vencedor do prémio Astrid Lindgren Memorial Award será conhecido em abril, durante a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, em Itália.

Este ano o ALMA foi atribuído à escritora norte-americana Meg Rossoff.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Transplante pulmonar deu uma "segunda vida" a 400 doentes em Portugal

Os novos pulmões de Paulo Fradão foram transplantados há sete anos no Hospital Santa Marta, dando-lhe “uma segunda vida”, tal como aos 400 doentes que, desde 2001, foram submetidos a esta intervenção que os livrou da morte iminente.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.