Pedreira de Gondomar (Guimarães) considera normal o derrame de pó de pedra no rio Ave

guimarães digital
| Norte
Porto Canal (SYA)

Os habitantes da freguesia de Donim e de Gondomar denunciaram, na passada quarta-feira, a poluição do rio Ave causada por pedreira, a mesma assume a situação como “normal”.

Na passada quarta feira, os habitantes de Donim e Gondomar queixaram-se de que o rio Ave estava branco, devido a uma descarga de pó de pedra. O pó de pedra foi identificado como proveniente da pedreira Superinertes, localizada em Gondomar.

Confrontado com a situação, António Lopes, dono da pedreira, em declarações ao Jornal de Notícias, considerou a situação como normal e causa das primeiras chuvas, reforçando que é uma situação que se repete todos os inícios de Inverno.

A Proteção da Natureza e do Ambiente e a GNR estiveram no local na manhã da passada quarta-feira a recolher provas. O auto da situação foi reencaminahdo para a Agência Portuguesa do Ambiente.

A pedreira é conhecida por já ter histórico em descargas poluentes. Tem ainda dois processos na Agência Portuguesa do Ambiente, uma do ano de 2014 e outra do ano de 2015.

Sabe-se ainda que a empresa foi alvo de uma fiscalização em setembro de 2015 da qual resultou um ultimato que dava 30 dias para que a Superinertes corrigisse as anomalias sob pena de encerramento, caso tal não acontecesse. A empresa nunca fechou por, supostamente, ter corrigido as anomalias atempadamente.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.