CCDR-N quantifica “ainda este ano” resíduos perigosos de S. Pedro da Cova, Gondomar

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) anunciou hoje que vai dar início "este ano" ao processo para "apuramento exato" da quantidade de resíduos das antigas minas de São Pedro da Cova, concelho de Gondomar.

Em comunicado, a entidade que já entre outubro de 2014 e maio de 2015 liderou uma primeira empreitada de remoção de resíduos aponta que "dará início este ano ao processo de apuramento exato da quantidade de resíduos remanescentes nas antigas minas", num processo que envolve a realização de sondagens".

Em causa está um caso que remonta a 2001/2002 quando milhares de toneladas de resíduos industriais provenientes da Siderurgia Nacional foram depositados em São Pedro da Cova, uma freguesia do concelho de Gondomar, distrito do Porto.

Entre outubro de 2014 e maio de 2015, depois de vários anos de reivindicações populares, visitas ao espaço de governantes, membros de partidos políticos e de associações ambientalistas, foi realizada uma primeira remoção, num investimento superior a 13 milhões de euros, 85% provenientes de fundos europeus.

Ao longo dos anos foi avançado que existiriam 88.000 toneladas de resíduos, mas o caderno de encargos do concurso público feito com vista à remoção alude a 105.600 toneladas.

No entanto, a 21 de abril do ano passado, após uma reunião que decorreu na CCDR-N e juntou representantes do então Governo, da câmara de Gondomar, bem como da Junta de São Pedro da Cova, da Agência Portuguesa do Ambiente e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), foi confirmado que existem mais resíduos, pelo que se teria de avançar com uma "segunda fase de remoção".

Hoje a CCDR-N referiu que está a trabalhar no "apuramento exato da quantidade de resíduos remanescentes", prevendo a colaboração do LNEC, uma entidade pública que descreve como "acreditada e com experiência técnica para este exercício".

"A quantificação dos resíduos ainda existentes é uma das etapas para a resolução definitiva deste passivo ambiental. Em causa está o encontro de uma solução para os resíduos industriais", lê-se no comunicado.

A propósito deste tema, no dia 12 de fevereiro passado o parlamento aprovou seis projetos de resolução sobre este tema.

Em síntese os documentos do PCP, PSD, PS, CDS-PP, BE e PEV aprovados recomendavam ao Governo a remoção integral dos resíduos, a requalificação da área, e o apuramento de responsabilidades pelo "crime ambiental".

Nesse dia, em declarações à agência Lusa, quer o presidente da câmara de Gondomar, Marco Martins, quer o presidente da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, Daniel Vieira, consideraram que a AR deu "suporte" às exigências da população e autoridades locais.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.