Petição pelo "héli" do INEM em Macedo de Cavaleiros segue para o Parlamento

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 06 nov (Lusa) -- A petição pública pela permanência do helicóptero do INEM em Macedo de Cavaleiros reuniu em três dias as assinaturas necessárias e vai ser enviada quinta-feira à Assembleia da República, divulgou hoje a organização.

A iniciativa é do movimento de cidadãos nas redes sociais, que tem promovido manifestações na região contra a retirada do meio de socorro aéreo, e surgiu durante o último protesto realizado no domingo, em Macedo de Cavaleiros.

Ilídio Mesquita, um dos promotores, disse hoje à Lusa que "em apenas três dias" a petição pública, posta a correr na Internet, reuniu as quatro mil assinaturas necessárias para ser discutida em plenário na Assembleia da República.

O documento contabilizava no final da manhã de hoje mais de cinco mil assinaturas e será submetido "amanhã (quinta-feira), via Internet, à Comissão Parlamentar das Petições Públicas, no sítio da Assembleia da República, adiantou aquele responsável.

"Este é um serviço que não queremos nem podemos deixar sair da nossa região. A saúde não pode voar daqui para fora!" lê-se na petição, em que o helicóptero do INEM é apontado como "uma infraestrutura demasiado importante para sair desta região.

Os promotores alegam que "demasiados centros de saúde foram encerrados durante a noite, como se os transmontanos só pudessem adoecer de dia", que "os hospitais ficaram vazios de serviços" e que o meio aéreo foi colocado na região, em 2010, "para compensar esses encerramentos, bem como para ultrapassar as distâncias enormes que existem dentro do distrito".

"Em regiões de grande extensão, com poucas unidades de saúde e nos quais o socorro pré-hospitalar é escasso ou pouco eficaz, o helicóptero é sem dúvida o meio de eleição"", refere, citando o Manual do Serviço de Helicópteros de Emergência Médica).

A petição defende que "o helicóptero deve estar perto de uma população idosa e isolada que sobrevive em localidades semidesérticas" e que este meio "leva ao local equipas médicas, equipamento médico" com "a possibilidade de aterrar em todos terrenos o mais perto possível das ocorrências, rapidez e disponibilidade".

"Quem ousará dizer a um idoso ou um jovem com um enfarte grave ou AVC que dez minutos é igual a 45 minutos?", questionam.

Contestam ainda a intenção do INEM de deslocalizar o helicóptero de uma região carenciada de meios na saúde e onde muitos habitantes estão a mais de uma hora do principal hospital, para Vila Real, uma cidade onde existe um hospital com urgência polivalente, que Bragança não tem.

"Não nos venham falar do défice e da dívida, já sofremos tudo. Já fomos sangrados por demasiado tempo", concluem.

Este movimento nas redes sociais tem promovido várias manifestações desde que foi conhecida, há um ano a intenção do INEM de relocalizar o helicóptero para Vila Real para servir toda a região Norte.

A reorganização foi travada por uma providência cautelar conjunta dos 12 presidentes de Câmara do Distrito de Bragança, recentemente revogada.

Os autarcas avançaram com um novo processo judicial, em forma de ação popular, do qual aguardam ainda a decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela.

HFI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.