Festival Acordeões do Mundo de Torres Vedras com músicos oriundos do Médio Oriente

| País
Porto Canal com Lusa

Torres Vedras, Lisboa, 18 out (Lusa)- O Festival Internacional Acordeões do Mundo, que se realiza de 27 de outubro a 12 de novembro, em Torres Vedras, dá este ano destaque à cultura do Médio Oriente, anunciou a organização em conferência de imprensa.

"A proposta deste ano pretende primar pela diferença e trazer projetos artísticos de geografias muito distintas com culturas que não conhecemos. Além da experiência musical, assistir a estes concertos será também uma experiência de imersão cultural", afirmou Ana Umbelino, vereadora da Cultura da câmara municipal.

O libanês Elias Lammam, considerado um dos melhores acordeonistas do mundo, além de ser professor universitário de música clássica e contemporânea árabe, compositor e maestro, estreia-se no festival, no dia 28.

A egípcia Youssra El Hawary e respetiva banda fazem também parte, pela primeira vez, da programação do festival e atuam no dia seguinte.

A 04 de novembro, o festival abre espaço ao projeto português Fandango, que conta com a participação de Gabriel Gomes, que foi dos Sétima Legião e dos Madredeus, e Luís Varatojo, dos Peste & Sida e A Naifa.

Fandango nasce da mistura entre a música eletrónica e instrumentos acústicos, como o acordeão e a guitarra portuguesa, e carateriza-se pela diversidade de ritmos e de elementos relacionados com a cultura portuguesa.

Oriundo do Brasil, o quarteto de Renato Borghetti regressa ao festival ao fim de dez anos depois, fechando este ano o ciclo de concertos, a 05 de novembro, com a sua música de raiz folclórica e a 'gaita-ponto', instrumento entre a concertina e o acordeão de botões.

Em paralelo, cafés e outros espaços comerciais do concelho vão ser o palco de outros concertos com acordeonistas locais.

O Festival Internacional Acordeões do Mundo de Torres Vedras faz parte das Festas da Cidade 2017, com tasquinhas, Festival do Vinha, Mostra de Uvada e Festival do Pastel de Feijão, com mostras de produtores locais, campeonato nacional de carrinhos de rolamentos, torneio de golfe, passeio de automóveis antigos, percursos pedestres, exposições e provas desportivas.

No âmbito das Festas da Cidade, Susana Félix dá um concerto no dia 12 de novembro.

As Festas da Cidade são organizadas por ocasião do feriado municipal, a 11 de novembro.

FYC // MAG

Lusa/ Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).