Candidaturas ao concurso Viseu Terceiro abertas até 15 de novembro

| País
Porto Canal com Lusa

Viseu, 18 out (Lusa) - A Câmara de Viseu anunciou hoje que as candidaturas ao concurso municipal de apoio a projetos culturais e criativos para 2017, que tem um orçamento de meio milhão de euros, estão abertas até 15 de novembro.

Com o concurso Viseu Terceiro, que vai na terceira edição, o município quer "estimular a produção de projetos independentes em áreas-chave da programação e criatividade culturais do concelho" e "a formação artística de talentos e de novos públicos".

"O Viseu Terceiro é hoje um modelo de financiamento transparente, regular e com sentido estratégico no desenvolvimento criativo e cultural local e favorece um planeamento consistente da agenda de eventos com potencial turístico", sublinha o presidente da Câmara, Almeida Henriques.

O executivo tinha aprovado no início do mês o lançamento deste concurso, com o mesmo orçamento do ano passado e algumas normas novas.

O concurso mantém o orçamento de 300 mil euros para projetos consolidados e de 200 mil euros para projetos novos ou emergentes.

Uma das novidades deste ano é o facto de as normas de acesso "preverem a possibilidade de serem pré-aprovados projetos plurianuais, ainda que seja condicionada a aprovação da sua programação anual específica".

As normas de acesso estipulam também que as entidades beneficiárias que violem as obrigações do concurso "ficam impedidas de apresentar a sua candidatura aos concursos do mesmo ano, bem como nos dois anos civis seguintes".

O apoio financeiro máximo a atribuir por candidatura mantém-se nos 125 mil euros.

No entanto, "somando apoios não financeiros do município, como apoio na logística, isenção ou redução de taxas municipais, etc., o apoio ao projeto pode ascender até 137.500 euros", refere a autarquia.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.