Um morto e oito feridos nas explosões na cidade chinesa de Taiyuan

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 06 nov (Lusa) -- Pelo menos uma pessoa morreu e outras oito ficaram feridas na explosão, hoje, de uma série de engenhos de fabrico caseiro frente à sede do Partido Comunista Chinês na cidade de Taiyuan, capital da província de Shanxi, revelou a polícia.

As explosões, que tiveram lugar ao início da manhã, às 07:40 locais (23:40 de terça-feira em Lisboa), danificaram também vários veículos estacionados na zona e foram, aparentemente, provocadas por engenhos de produção caseira, acrescenta uma nota do governo provincial na sua página da Internet.

A polícia de Taiyuan explicou que entre os oito feridos, uma pessoa está em estado grave.

A agência oficial chinesa, a Xinhua, menciona nos despachos sobre o caso a existência de pequenas bolas metálicas espalhadas na zona dos rebentamentos e a estação oficial de televisão, a CCTV, explica que os engenhos estavam escondidos junto ao edifício do partido comunista.

A explosão, segundo a agência Efe, tronou-se rapidamente num dos temas mais comentados nas redes sociais chinesas, onde fotografias colocadas online permitem ver carros dos bombeiros e ambulâncias na zona das explosões.

A polícia, que isolou o local, está a investigar as explosões que acontecem apenas 10 dias depois da morte de cinco pessoas na praça de Tiananmen, em Pequim quando um veículo atropelou turistas e se incendiou em frente da fotografia de Mao Zedong à entrada da Cidade Proibida.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.