Câmara da Trofa paga dívidas de 14 ME a fornecedores e entidades

| Norte
Porto Canal / Agências

Trofa, 05 nov (Lusa) -- A Câmara de Trofa anunciou hoje um Plano de Reequilíbrio Financeiro para pagar dívidas a fornecedores e entidades de cerca de 14 milhões de euros, garantindo o novo presidente, Sérgio Humberto, o empenho em "honrar os compromissos" da autarquia.

Em declarações à agência Lusa no final da sessão pública de pagamento de dívidas de cerca de 14 milhões de euros, Sérgio Humberto explicou que "uma das primeiras iniciativas públicas deste executivo é virar de página e a câmara poder honrar os seus compromissos para com as entidades com que colabora e com os seus fornecedores".

"Com este Plano de Reequilíbrio Financeiro estamos a falar de pagar dívidas a aproximadamente 50 fornecedores e entidades", disse.

De acordo com o presidente da autarquia -- que em setembro reconquistou a câmara para o PSD à socialista Joana Lima -- este plano foi conseguido "através de uma linha de crédito com uma entidade bancária, para proceder a pagamentos a fornecedores e empréstimos que a autarquia tinha a curto e médio prazo".

"São pessoas que já deviam ter recebido esse dinheiro há bastante tempo e nós, mal tivemos oportunidade de fazer chegar este dinheiro a estas entidades e a estes fornecedores, nós fizemo-lo", explicou.

Sérgio Humberto explicou ainda que uma boa parte foi para pagar 'factoring' [mecanismo financeiro que consiste na tomada de créditos, a curto prazo, por uma instituição financeira que os fornecedores de bens ou serviços constituem sobre os seus clientes] que a câmara municipal tinha com outras entidades bancárias.

"Tínhamos a consciência de que a situação era difícil. Nós estamos a elaborar um estudo minucioso de qual a dívida efetiva do município da Trofa", disse.

O presidente da Câmara da Trofa adiantou ainda que será apresentado "num futuro próximo um corte nas atividades supérfluas" da autarquia porque o novo executivo quer "utilizar bem o dinheiro público".

JF // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.