ARS-Norte admite instalar unidade de saúde do Porto em contentores

| Norte
Porto Canal

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) admitiu hoje a possibilidade de instalar a Unidade de Saúde de Azevedo-Campanhã em contentores, afirmou o presidente da comissão de utentes daquele centro do Porto.

Olindo Teixeira, presidente da comissão de utentes da Unidade de Saúde de Azevedo-Campanhã, que esteve esta manhã reunido com o vice-presidente do conselho diretivo da ARS-N Rui Cernadas, disse aos jornalistas que a possibilidade de instalar a unidade em contentores é uma solução que está ainda a ser estudada.

A ARS-N "está à espera do resultado da vistoria" que técnicos da Câmara do Porto e da própria administração regional de saúde fizeram na tarde de segunda-feira ao edifício da unidade de saúde, mas "há essa possibilidade de fazer a montagem de contentores" num terreno da autarquia, junto ao pavilhão do Lagarteiro, para que ali funcione o posto.

"[A ARS] admitiu essa possibilidade, que não é fácil, porque os contentores estão em Gaia", acrescentou Olindo Teixeira, reafirmando que na Unidade de Saúde de Azevedo-Campanhã são atendidas cerca de 12 mil pessoas.

Esta manhã, um pequeno grupo de utentes da unidade de Azevedo-Campanhã esteve à porta da ARS-N a protestar contra o encerramento temporário daquele posto.

Na sexta-feira, os utentes foram "surpreendidos" com um aviso na porta da unidade que dava conta do seu encerramento já na segunda-feira.

A ARS-N esclareceu na sexta-feira que o fecho da Unidade de Saúde de Azevedo é temporário e foi determinado pela "manifesta falta de segurança do edifício".

Os utentes exigem que o Ministério da Saúde e a Câmara do Porto "tomem diligências imediatas para que o centro de saúde de Azevedo retome a sua atividade, na sua localização atual ou noutro local que se avalie como adequado".

Olindo Teixeira disse também que o presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Ernesto Santos, já garantiu que a Câmara do Porto disponibiliza um terreno junto ao pavilhão do Lagarteiro para a colocação de contentores.

O responsável referiu ainda que os proprietários do edifício onde funciona a unidade de saúde já se disponibilizaram a "ceder verbas para ajudar a pagar as obras" de reabilitação que seja necessário efetuar.

José António Silva, utente da unidade e que esteve também presente na reunião desta manhã, referiu aos jornalistas que "a ARS-N tem uma verba de 120 mil euros" para as obras.

Certo é que os utentes prometem "levar esta luta até ao fim" para que "o centro de Azevedo esteja ao serviço das populações", concluiu Olindo Teixeira.

A Lusa tentou, sem sucesso, contactar a ARS-N.

Fonte da autarquia referiu esta manhã que são ainda desconhecidas conclusões da vistoria técnica efetuada na segunda-feira ao edifício daquela unidade local de saúde.

A posição da Câmara do Porto quanto ao encerramento temporário do centro de saúde deverá ser hoje conhecida, de acordo com afirmações proferidas no sábado pelo vereador da Habitação e Coesão Social da autarquia, Manuel Pizarro.

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.