Pelo menos 150 soldados condenados à morte no Bangladesh por motim em 2009

| Mundo
Porto Canal / Agências

Daca, 05 nov (Lusa) - A justiça do Bangladesh condenou hoje à morte pelo menos 150 soldados que participaram num motim em 2009, durante o qual dezenas de oficiais foram massacrados.

"Pelo menos 150 soldados da divisão dos BDR (Bangladesh Rifles, em inglês) foram condenados à morte pelo massacre de oficiais", declarou à agência noticiosa francesa AFP o procurador, Baharul Islam, junto ao tribunal de Daca.

Trezentos e cinquenta soldados, dos 823 julgados neste processo, foram condenados a penas de até 14 anos de prisão.

A acusação tinha pedido a pena de morte para vários soldados, julgados por homicídio, tortura e conspiração.

O motim, que começou a 25 de fevereiro de 2009 e se prolongou por cerca de 30 horas, ocorreu entre os BDR, uma unidade militar encarregada da vigilância das fronteiras.

Os amotinados, que reclamavam aumentos salariais e uma melhoria das condições de vida, roubaram 2.500 armas e interromperam uma reunião anual de responsáveis dos BDR. Pelo menos 57 oficiais foram mortos e os corpos mutilados lançados nos esgotos ou em valas comuns.

Ao todo, foram mortas 74 pessoas, torturadas, esquartejadas e queimadas vivas.

Esta foi a mais importante rebelião militar da história do Bangladesh.

EJ // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.