"Prémio para Dylan é merecidíssimo, só vem é tarde" - Luís Pinheiro de Almeida

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 out (Lusa) - O jornalista e investigador Luís Pinheiro de Almeida afirmou hoje à agência Lusa que a atribuição do Nobel da Literatura ao músico norte-americano Bob Dylan "é merecidíssimo, só vem é tarde".

"Embora ele recuse ser o porta-voz de uma geração, foi um porta-voz através da sua poesia bela e há quem diga que ainda bem que foi atribuído a Bob Dylan, porque assim vai-se falar de literatura e eu digo o contrário: Vai falar-se de Bob Dylan, nem que seja para dizer bem. Ele merece-o", disse.

Luís Pinheiro de Almeida, autor do livro "Biografia do ié-ié", gosta sobretudo dos primeiros anos de carreira de Bob Dylan, "o período inicial dos direitos cívicos, da guerra do Vietname", e acredita que a poesia dele se alastrou por todo o mundo.

"Não foi só Bob Dylan a cantar os seus poemas, muitos outros o cantaram (...) Veja lá o poder que aquele homem franzino tem", disse.

O compositor e cantor norte-americano Bob Dylan, 75 anos, foi distinguido hoje com o Nobel da Literatura, por "ter criado novas expressões poéticas no âmbito da música norte-americana", justificou a Academia Sueca.

É o primeiro compositor a ser distinguido com este prémio literário.

Bob Dylan, nome artístico de Robert Allen Zimmerman, nasceu a 24 de maio de 1941, em Duluth, no Minnesota, onde aprendeu sozinho a tocar harmónica, guitarra e piano.

É autor de vários álbuns que tiveram grande impacto na música popular, como "Highway 61 Revisited" (1965), "Blonde On Blonde" (1966) e "Blood On The Tracks" (1975), "Time Out of Mind" (1997) e "Modern Times" (2006).

Em maio passado saiu o mais recente registo, a coletânea "Falllen Angels".

SS/EJ // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.