Índia lança primeira missão a Marte

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nova Deli, 05 nov (Lusa) -- A Índia lançou hoje com sucesso a sua primeira missão a Marte, com o objetivo de se tornar o primeiro país da Ásia a alcançar aquele planeta, tendo a partida sido registada às 14:38 locais (09:08 em Lisboa).

O lançamento do satélite que navegar na órbita do chamado planeta vermelho foi transmitido em direto pelas televisões locais a partir do Centro Espacial Satish Dhawan en Sriharikota, no estado de Andhra Pradesh.

A nave Mangalyaan - veículo de Marte -, de 1.350 quilos, vai manter-se em órbita terrestre até 1 de dezembro, altura em que começará uma viagem de 300 dias até àquele planeta, onde deverá chegar a 24 de setembro de 2014, depois de percorrer 400 milhões de quilómetros.

PMC // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.