Rebeldes do M23 anunciam fim da rebelião na RDCongo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kinshasa, 05 nov (Lusa) -- Os rebeldes do grupo M23 anunciaram hoje o fim da luta armada, após um ano e meio de combates contra o exército da República Democrática do Congo e as forças da ONU.

Em comunicado intitulado "Anúncio do fim da rebelião", o presidente do grupo, Bertrand Bisimwa, afirma que o M23 "decidiu a partir de hoje pôr fim à sua rebelião e prosseguir, por meios puramente políticos, a busca por soluções para as causas profundas que presidiram à sua criação".

A notícia surge horas depois de o Governo da República Democrática do Congo anunciar uma "vitória total" sobre a rebelião do grupo M23.

"Os últimos rebeldes do M23 abandonaram as trincheiras em Chanzu e Runyonyi devido à pressão militar", disse o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo congolês numa mensagem de telemóvel enviada a um jornalista da agência AFP.

FPA (JCS) // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.