Guebuza convida líder da Renamo para encontro na sexta-feira

| Mundo
Porto Canal / Agências

Maputo, 05 nov (Lusa) - A Presidência moçambicana anunciou hoje que o chefe de Estado, Armando Guebuza, está disponível para se encontrar com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, na sexta-feira para discutir a tensão política e militar no país.

"O Presidente Armando Guebuza, no âmbito dos esforços contínuos empreendidos pelo Governo visando a preservação da paz, convidou o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, a deslocar-se no próximo dia 08 de novembro a Maputo para um encontro que servirá para a auscultação das preocupações que apoquentam a Renamo", refere o comunicado distribuído à imprensa por Edson Macuácua, porta-voz do Presidente moçambicano.

O texto adianta que o Governo moçambicano "usará os canais apropriados" para a materialização da reunião.

A Renamo convocou para hoje uma conferência de imprensa para se pronunciar sobre o anúncio da Presidência moçambicana.

Moçambique vive sob a ameaça de uma nova guerra, devido a confrontos entre a Renamo (Resistência Nacional de Moçambique), e o exército, principalmente no centro do país, na sequência de desentendimentos entre o principal partido da oposição movimento e o governo em torno da lei eleitoral.

A circulação na principal estrada do país tem sido feita com escolta militar, mas a medida não tem impedido que as caravanas de veículos civis e militares sejam alvo de ataques que o Governo atribui a alegados homens armados da Renamo.

O líder da Renamo não é visto em público há cerca de duas semanas, depois de ter fugido para local incerto do acampamento onde vivia há mais de um ano, na Serra da Gorongosa, centro do país, na sequência de uma ofensiva do exército contra antigos guerrilheiros do movimento na região.

PMA // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Investigadora portuguesa trabalha na criação de uma proteína para travar a malária

A microbióloga portuguesa Maria Rebelo está a trabalhar na produção de uma proteína que bloqueie o acesso de ligação do parasita que causa a malária à célula do hospedeiro e assim ajudar a travar a doença.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.