Governo apela ao povo para controlar empresas que parem actividade na Venezuela

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 05 nov (Lusa) - O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) apelou segunda-feira à população para estar prevenida contra alegadas tentativas da oposição em criar instabilidade económica no país e a "tomar" as empresas que paralisem as suas atividades.

"Cuidado se se põem a apelar às empresas para uma greve. Empresa que paralise, em qualquer lugar, as Unidades de Batalha Hugo Chávez (Ubhc) e o povo trabalhador sairá à rua e assumirá o controlo", disse o vice-presidente do PSUV e presidente da Assembleia Nacional.

Diosdado Cabello falava no Estado de Cojedes, 300 quilómetros a sudoeste de Caracas, durante um encontro com militantes locais das Ubhc, devido às eleições municipais marcadas para 08 de dezembro.

"Não vamos permitir absolutamente nenhuma chantagem, não permitiremos. Estamos dispostos a fazer uma revolução e faremos uma revolução com o povo e com as Forças Armadas", sublinhou.

Com os participantes a dizer em coro "não voltarão (ao poder)" explicou que o "povo é 'chavista'" e "não se rende", acusando a oposição de tentar uma "sabotagem, com uma guerra económica contra o povo".

"Senhores amargados, dos partidos da oposição e dos partidos empresariais, se querem pôr-nos à prova e acham que isto é mentira, parem as suas empresas (...) empresa que pare, será empresa onde vamos com o povo e os trabalhadores para tomar conta dela", disse.

O apelo de Diosdado Cabello surge quando, através das redes sociais, há incitações à realização de uma greve geral de "autoconvocados" a 09 de novembro na Venezuela, convocatória que é atribuída à oposição governamental.

FPG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.