José Pereira é o novo presidente da Associação de Treinadores de futebol

| Desporto
Porto Canal / Agências

José Pereira foi eleito como o novo presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), em eleição que decorreu hoje em Oliveira de Azeméis, no último dia do XII Congresso de Treinadores de Futebol.

O novo líder da ANTF foi eleito com 58% dos votos, e prometeu trabalho.

"Foi agradável ouvir de todas as instituições aqui presentes, nomeadamente, da Federação Portuguesa de Futebol, da secretaria de Estado do Desporto e Juventude e da própria Liga Portuguesa de Futebol, a disponibilidade para colaborarem na resolução dos problemas do futebol em Portugal", disse, relçando que esses problemas da classe são os "vencimentos em atraso" e a "formação dos treinadores".

O novo presidente da ANTF está confiante na resolução da questão da formação de treinadores, parada desde 2010.

"Foi mostrado, através de um representante do IPDJ, o plano nacional de formação, o seu enquadramento, a possibilidade que há de alguns treinadores continuarem a sua formação, para além da formação normal do nível da UEFA. Portanto, é um comprometimento que poderá beneficiar aqueles que vêm da área académica e os que vêm do terreno", considerou José Pereira.

O dirigente prosseguiu: "Ouvimos aqui o representante do Governo -- Paulo Marcolino -- dizer que na próxima semana irá sair nova legislação sobre a formação dos treinadores, e, portanto, vamos estar atentos de modo a que possamos dar resposta às preocupações dos profissionais".

O acesso à profissão de treinador foi, de resto, uma das questões debatidas no primeiro dia do congresso.

"Era um problema que não queríamos ter. Encontrámos uma solução transparente e sólida e a profissão de treinador saiu fortalecida", garantiu Paulo Marcolino, adjunto do secretário de Estado do Desporto e Juventude.

O candidato derrotado da lista B, Nicolau Vaqueiro, garantiu que vai estará tento ao papel da nova direção, que deverá sair dos "caminhos amorfos".

"Desejo que cumpra com o que está delineado no plano de ação", revelou Nicolau Vaqueiro.

+ notícias: Desporto

Francisco Conceição eleito o segundo melhor driblador do mundo

Francisco Conceição é o segundo melhor driblador do mundo, de acordo com um estudo do Observatório do Futebol (CIES), sendo o único de uma equipa portuguesa a integrar a lista.

FC Porto (Sub-19): Indomáveis e fatais

Barcelona, Shakhtar Donetsk, Antuérpia, AZ Alkmaar, Mainz. Uma histórica formação de alguns dos melhores craques da história do desporto, um campeão europeu em título e um emblema determinado a surpreender tudo e todos. O FC Porto superou várias provas de fogo no caminho para a final four da Youth League e agora, com os olhos no troféu Lennart Johansson, vai tentar ultrapassar o quinto classificado do campeonato italiano de Sub-19 e o vencedor do duelo entre Olympiacos e Nantes no Colovray Sports Centre, em Nyon.

FC Porto (Bilhar): Portistas garantem final da Taça

O FC Porto é o primeiro finalista da Taça de Portugal de bilhar às três tabelas após vencer o Clube de Bilhar da Amadora, por 2-1, nas “meias” da prova rainha.