Armazenamento de água sobe em seis bacias hidrográficas - INAG

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 nov (Lusa) -- Seis bacias hidrográficas registaram um aumento no volume de água armazenado em outubro, comparativamente ao último dia de setembro, segundo o boletim de Armazenamento de Albufeiras, disponível hoje na página do Instituto da Água na Internet.

De acordo com o Instituto Nacional da Água (INAG), no último dia do mês de outubro de 2013, e comparativamente ao último dia do mês anterior, verificou-se um aumento do volume armazenado em seis bacias hidrográficas e uma descida em outras seis.

Das 57 albufeiras monitorizadas pelo INAG, 14 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e três têm disponibilidades inferiores a 40 por cento.

Os níveis mais elevados de armazenamento de água ocorreram em setembro nas bacias do Guadiana (87,1%), Mira (85,3%), Ave (78,7%), Barlavento (71,1%), Tejo (70,2%), Oeste (67,8%), Lima (63,5%) e Arade (62,9%), enquanto os níveis mais baixos aconteceram no Douro (56,3%) e Sado (58,2%).

Segundo o INAG, os armazenamentos de outubro de 2013 por bacia hidrográfica apresentam-se superiores às médias de armazenamento de outubro (1990/91 a 2012/13), exceto para a bacia do Douro.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Professores querem recuperação do tempo de serviço em três anos

A Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL) defendeu esta quinta-feira a recuperação do tempo de serviço em três anos durante uma reunião com a tutela, que vê com “vontade clara e determinada em resolver os problemas”.

Transplante pulmonar deu uma "segunda vida" a 400 doentes em Portugal

Os novos pulmões de Paulo Fradão foram transplantados há sete anos no Hospital Santa Marta, dando-lhe “uma segunda vida”, tal como aos 400 doentes que, desde 2001, foram submetidos a esta intervenção que os livrou da morte iminente.

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta quinta-feira, a Euribor a três meses, que avançou para 3,897%, permanece acima da taxa a seis meses (3,843%) e da taxa a 12 meses (3,731%).