Cuba e Rússia reunidos para reforçar relações económicas e comerciais

| Mundo
Porto Canal / Agências

Havana, 04 nov (Lusa) -- A Rússia e Cuba reuniram domingo em Havana o Comité Empresarial bilateral para aumentar as relações económicas e comerciais entre os dois países, revelou a imprensa cubana.

O encontro, liderado, na parte cubana, pelo ministro do Comércio Externo e do Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca e, na parte russa, pelo chefe do Comité Empresarial bilateral, Eduar Vaino, tendo contado com a participação de representantes de 52 empresas russas que integram a comitiva do país à 21.ª Feira Internacional de Havana, inaugurada domingo.

A vice-presidente da Câmara de Comércio de Cuba, Odalys Feijó, disse que a ilha pretende contar com a participação ainda mais acentuada de empresas russas na modernização da indústria cubana, no fornecimento de tecnologia, equipamentos e outras peças, assim como em setores estratégicos para a economia cubana como os minérios, petróleo, energias alternativas, transporte e turismo, entre outras áreas.

Já Eduar Vaino disse, por sua vez, "existirem potencialidades para desenvolver vínculos económicos de alto nível como existem no campo político", revelou uma reportagem da televisão estatal cubana.

Atualmente a Rússia está entre os dez primeiros países parceiros comerciais de Cuba.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.