"Festa na Baixa" traz quatro dias de cultura para o espaço público do centro do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 14 mai (Lusa) -- Durante quatro dias, o centro do Porto vai voltar a viver a "Festa na Baixa" (FNB) que, na sua 8.ª edição, oferece à cidade um programa de 141 eventos, alguns deles gratuitos e a decorrerem no espaço público.

Dos 141 eventos, 25 são promovidos diretamente pelo Centro Nacional de Cultura (CNC), organização promotora do FNB, e esses são todos de entrada gratuita. Os restantes 116 são organizados por alguns das 104 parcerias estabelecidas e/ou são eventos especialmente programados para este momento, ou fazem parte da programação normal das instituições que fazem descontos a quem apresentar a agenda da FNB.

A FNB, que decorre entre 22 a 25 de maio, apresenta uma programação variada, com muita música, passando pelo cinema, teatro, literatura, visitas guiadas e, como já é hábito, as suas apostas são para expressões artísticas já consagradas e para a história, ao contrário de eventos similares como o "Manobras" que se empenham mais na arte contemporânea.

Para Eduardo Oliveira Fernandes, responsável pelo núcleo do Porto do CNC, que hoje apresentou a programação em conferência de imprensa, o importante que as pessoas que as pessoas "que vão procurar os eventos possam também homenagear a cidade e os seus edifícios".

Daí que o CNC programe alguns dos seus eventos para espaços públicos como a abertura, marcada para o átrio da Câmara do Porto, com o Octeto de Sopros Hermitos a que se segue, do outro lado da praça, no Hotel Intercontinental, um recital de piano por Manuel Araújo. A livraria Lello, a Estação de São Bento, o jardim da Cordoaria, são alguns dos outros espaços que albergarão eventos

A descoberta da cidade através de visitas guiadas (aos caminhos de Santiago, ao jardim da Faculdade de Belas Artes à noite ou aos edifícios recuperados, entre outras), através de iniciativas como os "4.000 ateliês" que permitem a visita aos ateliês de arquitetura existentes na baixa, ou a abertura das reservas de museus como do Soares dos Reis, são algumas das marcas distintivas da FNB.

"Tudo isto é cidade, tudo isto é cultura", afirmou Eduardo Oliveira Fernandes que espera que a FNB seja um "evento com surpresas, com algumas novidades e alguma singularidade que possa ajudar a dinamizar" o centro da cidade.

Segundo a organização, a Festa do ano passado teve cerca de 31 mil visitantes e este ano, apesar dos constrangimentos que passam muitas das instituições culturais, este "não será um programa de crise".

A programação pode ser consultada em http://issuu.com/cncporto/docs/fnb13/7 .

DP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.