Portugal não pode limitar-se a "receber remessas" dos emigrantes - sec. Estado

| País
Porto Canal / Agências

Vale de Cambra, 02 nov (Lusa) - O secretário de Estado das Comunidades homenageou hoje em Vale de Cambra Manuel Luciano da Silva (1926-2012), cuja dedicação como médico e historiador considera exemplar, numa altura em que "Portugal não pode limitar-se a receber remessas" dos emigrantes.

Em causa estava a entrega da Placa de Mérito das Comunidades Portuguesas ao falecido comendador, que, natural de Cavião (onde a sua casa natal foi transformada num Museu-Biblioteca), cedo emigrou para os Estados Unidos, onde desenvolveu carreira como médico, defensor da Pedra de Dighton e estudioso de Cristóvão Colombo - em moldes que inspiraram, aliás, o filme de Manoel de Oliveira sobre o navegador.

O secretário de Estado José Cesário destacou, contudo, a faceta "solidária" de Manuel Luciano de Almeida, que descreveu como "um homem bom, frontal, que trabalhou sobretudo como médico dos pobres", oferecendo consultas não só à população de Vale de Cambra, por videoconferência a partir dos Estados Unidos, mas também às comunidades mais pobres de Rhode Island e Massachusetts, como as de origem açoriana.

"Conheci o Dr. Manuel Luciano em vida e era um homem extraordinário", afirmou José Cesário. "O desafio que fica é o da Associação Dr. Manuel Luciano da Silva desenvolver projetos que possam perpetuar a herança dele aqui e noutros locais do mundo".

Para o secretário de Estados das Comunidades, o objetivo é que eventuais iniciativas como conferências, exposições e eventos culturais ajudem a passar o exemplo do médico de Cavião "às gerações mais novas", de forma a sensibilizá-las para o seu humanismo, a sua "presença entre os emigrantes" e o seu "contributo para a afirmação da portugalidade".

"Portugal não se pode limitar a receber as remessas das comunidades que tem lá fora", defende José Cesário. "Os portugueses na América do Norte reagem muito a esse tipo de iniciativas [de promoção das suas origens] e é preciso tê-las em atenção, porque essas comunidades são fundamentais para Portugal a nível político e social".

O governante insiste, por isso, que "a ligação às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo é vital" e que um dos méritos a replicar com base na vida de Manuel Luciano da Silva "é precisamente essa presença, essa ligação regular".

AYC // CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".