Novas regras para remédios inovadores visam maior equidade afirma Paulo Macedo

| País
Porto Canal

O ministro da Saúde assegurou hoje que o novo mecanismo de autorização para acesso a medicamentos inovadores nos hospitais vai promover "maior equidade" em todo o país, recusando a ideia de que haja racionamento.

Esta semana, um despacho publicado em Diário da República veio alterar as regras de acessos dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) aos remédios inovadores que ainda não estão aprovados para uso hospitalar, que têm de ser solicitados através de uma autorização de utilização especial (AUE).

"A legislação agora regulamentada vai no sentido de promover uma maior equidade", declarou o ministro Paulo Macedo aos jornalistas, adiantando que o diploma cria "centros de referência que vão ter de decidir [sobre os fármacos inovadores] de uma forma igual para todo o país".

À margem de uma cerimónia em Lisboa na qual foi homenageada a fundadora da Operação Nariz Vermelho, Beatriz Quintella, o ministro explicou que até agora cada hospital decidia por si, nas diferentes patologias, quais as autorizações que solicitava para medicamentos que ainda não estão no mercado.

Segundo o diploma, nas áreas de oncologia e oftalmologia passam a ser seis as instituições no país que estão autorizadas a pedir acesso a esses fármacos, cuja dispensa continua a carecer de decisão da Autoridade do Medicamento (Infarmed).

Em termos processuais, o Paulo Macedo indicou que não haverá necessidade de transferir doentes para as unidades que passam a poder pedir estas autorizações, bastando que os processos sejam encaminhados pelos outros hospitais para esses centros de referência.

"Não há qualquer eliminação no acesso aos medicamentos, há uma padronização, uma instituição de regras comuns", disse o ministro, respondendo a críticas da Ordem dos Médicos, que na sexta-feira emitiu um comunicado considerando que o novo diploma é "potenciador de racionamento".

Para Paulo Macedo, este novo sistema de obter os medicamentos inovadores vai ainda permitir que "as decisões sejam muito mais rápidas", de forma a que os doentes acedam à inovação com a menor demora possível.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.