Sonda 'Rosetta' conclui a missão ao fim de 12 anos no espaço

Sonda 'Rosetta' conclui a missão ao fim de 12 anos no espaço
esa.int
| Mundo
Porto Canal (AYF)

A sonda que foi lançada em 2004, concluiu esta sexta-feira, 30 de setembro, a missão de se despenhar na superfície do cometa em torno do qual tinha orbitado

 

A missão tinha sido incumbida pela Agência Espacial Europeia em 2004, tendo chegado ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko em agosto de 2014. Ali esteve a estudar o núcleo e a respetiva envolvência. Em novembro,a sonda lançou o módulo de aterragem Philae para a superfície do cometa, onde esteve 57 horas em operações científicas, tendo entrado depois em hibernação e acordado meses depois, restabelecendo, assim contacto com a nave. Esta foi a segunda situação desta natureza,a  primeira aconteceu no início de 2014 quando a Rosetta enviou o primeiro sinal de vida após 31 meses de inatividade.

Esta sexta-feira, a 'Rosetta' despenhou-se contra o 67P/Churyumov-Gerasimenko, cuja forma se aparenta a um pato de borracha, como avança o JN.

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.