Japão e Rússia acordam reforço da cooperação em matéria de segurança

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 02 nov (Lusa) -- Os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa do Japão e da Rússia comprometeram-se hoje, num encontro em Tóquio, a reforçar a cooperação bilateral em matéria de segurança e a aumentar os exercícios militares conjuntos.

Naquele que foi o primeiro encontro do género entre autoridades dos dois países marcaram presença os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa japoneses, Fumio Kishida e Itsunori Onodera, respetivamente, bem como os homólogos russos Sergei Lavrov e Sergei Shoigu.

"A reunião abre uma nova página na cooperação entre a Rússia e o Japão em matéria de segurança e defesa", afirmou o chanceler japonês ao salientar a importância do encontro para garantir a paz e a estabilidade na região perante a ameaça do programa nuclear norte-coreano.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo disse que, através de maiores esforços, os dois países poderão enfrentar juntos ameaças como o terrorismo internacional ou a proliferação de armas de destruição maciça, segundo a agência Kyodo.

No encontro, os dois países acordaram levar a cabo exercícios militares no âmbito do combate ao terrorismo e pirataria, através da coordenação das suas forças marítimas.

O Japão e a Rússia decidiram ainda partilhar informação sobre as operações em missão de paz da ONU nas quais participam e procurar alcançar um tratado de paz pendente desde o fim da II Guerra Mundial que permita por fim ao conflito que mantêm em relação às ilhas Curilas.

Os dois países mantêm uma disputa territorial referente a estas ilhas, ricas em pesca e recursos minerais, administradas pela Rússia desde o fim da II Guerra Mundial, quando foram invadidas pela União Soviética e reclamadas desde então por Tóquio.

Esta disputa é o principal motivo que evitou que Tóquio e Moscovo não assinassem um tratado de paz permanente depois do fim da guerra, em 1945.

Os ministros dos dois países acordaram, assim, iniciar no próximo ano encontros no sentido de discutirem esta questão. Em abril, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o Presidente russo, Vladimir Putin, acordaram retomar as negociações sobre a soberania do arquipélago.

Kishida e Lavrov também acordaram hoje cooperar para resolver questões internacionais como o programa nuclear iraniano ou o conflito sírio.

No final do encontro, o Japão e a Rússia decidiram realizar este tipo de reuniões interministeriais de forma regular com o compromisso de que a próxima terá lugar em Moscovo, no próximo ano.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.