Proposta da UGT da subida do salário mínimo nacional para 565 euros aprovada

Proposta da UGT da subida do salário mínimo nacional para 565 euros aprovada
| Economia
Porto Canal (AYF)

A proposta para 2017, que propõe um aumento médio das remunerações salariais entre os 3% e os 4% e a subida do salário mínimo nacional para os 565 euros, foi aprovada esta quinta-feira pela UGT.

No documento constam as prioridades da política reivindicativa da estrutura sindical para o próximo ano. O Secretariado Nacional aprovou a proposta que foi hoje apresentada em conferência de imprensa. Os principais pontos referidos no documento, que vai servir de referência aos sindicatos da UGT, são a valorização dos salários, a atualização das pensões, o combate ao desemprego e a dinamização da contratação coletiva.

Carlos Silva,secretário-geral da UGT, apresentou na proposta do sindicato a possibilidade de prolongar, por mais um ano o "pagamento de subsídio de férias e de Natal em duodécimos" ,por opção dos trabalhadores do setor público ou privado. No que concerne ao SMN, a UGT propõe, a partir de janeiro de 2017, que este seja de 565 euros "num quadro de valorização progressiva", devendo atingir "o valor mínimo" de 600 euros até ao final da legislatura.

A UGT propõe ainda, um aumento para todas as pensões e a eliminação da contribuição extraordinária de solidariedade (CES). Outra questão posta em cima da mesa, é a eliminação da sobretaxa de IRS e a reposição do número de escalões além da atualização dos mesmos. O sindicato prevê ainda que o Indexante de Apoios Sociais (IAS), atualmente nos 419,22 euros desde 2010, atualize para os 440 euros, representando isto um aumento de 5%, como avança o JN.

 

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.