Homem que escravizava trabalhadores estrangeiros foi detido pela PJ do Porto

| Norte
Porto Canal (AYF)

A PJ do Porto consegiu deter o alegado líder de uma rede de tráfico de pessoas que mantinha suas escravas, no sul do distrito de Bragança. Trabalhadores estrangeiros a quem era retirado o passaporte quando chegavam a Portugal, trabalhava 17 horas por dia na agricultura a troco de nada.

Ao que tudo indica, após depoimento às autoridades policiais, de duas das vítimas que conseguiram fugir do local onde pernoitavam, o suspeito de 29 anos, também ele estrangeiro,e o "grupo criminoso" a que pertencia, recrutava vítimas com dificuldades financeiras "para a prestação de serviços na área da agricultura na região de Trás-os-Montes, acordando trabalho e condições dignas com os trabalhadores que incluía remuneração, transporte de e para os locais de trabalho, alojamento e alimentação.

No entanto, as promessas não correspondiam à realidade e assim que os trabalhadores chegavam a Portugal, eram-lhes retirados os passaportes e os mesmos eram forçados a trabalhar "sob ameaça, violência física e psicológica". A PJ revelou também que os trabalhadores chegavam a ter que trabalhar entre as cinco da madrugada e as 22 horas, "sem folgas e sem salário". Esta situação perdurou entre abril e junho do corrente ano, até se dar a fuga das duas vítimas que salvaram mais sete pessoas que se encontravam nas mesmas circunstâncias. O retorno das vítimas para o seu país foi providenciado pela Polícia Judiciária e a GNR de Mirandela em articulação.

O suspeito que residia em Carrazeda de Ansiães, foi detido no país de origem, no cumprimento de um mandado de captura internacional e já foi levado ao Tribunal de Vila Flor, onde se encontra em prisão preventiva.

O alegado cabecilha terá fugido para o seu país de origem, mas acabou detido e extraditado para Portugal, numa integrada no cumprimento de mandados de detenção europeus, contando com a colaboração de polícias internacionais.

Encontra-se no presente momento a aguardar julgamento em prisão preventiva, sendo suspeito de crimes de tráfico de pessoas, sequestro e escravidão, segundo a PJ.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.