Maioria das associações quer 'candidatura de mudança' para federação de atletismo

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 set (Lusa) - A maioria das associações regionais de atletismo está "empenhada no apoio a uma candidatura de mudança", nas eleições para os órgãos sociais que vão ter lugar até ao final do ano na Federação Portuguesa de Atletismo.

Das 22 associações regionais, 10 estiveram reunidas em Coimbra, com o apoio expresso de mais duas, e aprovaram um documento em que se mostram determinadas a avançar com uma lista de rotura com a atual direção da federação da modalidade e o seu presidente, Jorge Vieira, apresentando um conjunto de "linhas orientadoras" para serem seguidas.

"Cumprir as deliberações tomadas em assembleia-geral, mesmo que contrárias à vontade da direção em exercício", e "não considerar as associações regionais como meros figurantes" são alguns dos pontos em destaque no documento.

Pede-se ainda que sejam devolvidas às associações "as responsabilidades de interlocutor privilegiado com clubes, atletas e demais instituições, na sua árera de jurisdição", que seja retomada a função de diretor técnico nacional (suspenso com a atual direção) e que sejam apresentadas as candidaturas para provas da associação europeia "em devido tempo".

As associações reunidas em Coimbra querem ainda que seja alterado "radicalmente" o "tratamento secundário dado ao setor juvenil e formação", invertendo-se o "forte desinvestimento no calendário competitivo".

O documento é assinado pela maioria das mais fortes associações regionais, entre as quais Lisboa, Porto e Leiria. Algarve, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Madeira, Viana do Castelo e Vila Real foram as outras associações presentes, com Setúbal e Viseu a manifestar solidariedade com a proposta.

Nas eleições para os órgãos sociais da FPA, que terão de ser realizadas até ao final do ano, cada uma das associações tem um total de dois votos no colégio eleitoral. A esses 44 votos juntam-se mais 21 das associações extraordinárias, num total de 65 votos.

Há quatro anos, Jorge Vieira ganhou com a maioria absoluta dos votos, chegando aos 40 votos, contra 19 de Leonel Carvalho.

FB // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Voleibol): A primeira já está

O FC Porto recebeu e bateu nesta quinta-feira o PV Colégio Efanor (3-1), no Dragão Arena, e está em vantagem na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, disputada à melhor de cinco.

Nuno Capucho: "Eles são a bandeira da formação do FC Porto"

“Formar a ganhar” é o “princípio básico” da equipa de sub-19, a “bandeira da formação” do clube, que vai defrontar o AC Milan, um “adversário difícil, competente e com qualidade técnica” nas meias-finais da Youth League (17h00, Porto Canal/FC Porto TV).

Em Lausanne "sente-se o portismo, às vezes até mais do que no estádio"

José Silva é Presidente da Casa do FC Porto em Lausanne, na Suíça, há 30 anos. No dia em que os 'Dragões' disputam as meias-finais da UEFA Youth League contra o AC Milan, o reformado recorda com "alegria e orgulho" a conquista da Final 4 em 2019 e perspetiva um resultado positivo na edição de 2024.