Vila Pouca de Aguiar está a regulamentar apanha de cogumelos

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Pouca de Aguiar, 01 nov (Lusa) -- A apanha de cogumelos silvestres está a ser regulamentada em Vila Pouca de Aguiar, obrigando à obtenção de uma licença e formação para a recolha em determinadas áreas, podendo, quem não cumprir, incorrer num crime de furto.

A organização desta atividade, que movimenta cerca de duas mil pessoas a nível local, está a ser implementada pela Associação Florestal e Ambiental de Vila Pouca de Aguiar (Aguiarfloresta).

O responsável pela associação e vereador da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Duarte Marques, afirmou hoje que, nesta primeira fase, foram delimitados alguns terrenos baldios e privados, onde, para a recolha de cogumelos, é preciso obter uma licença, formação e cumprir um conjunto de normas relacionadas com a apanha sustentável.

Para que a iniciativa dê resultado é preciso, segundo o responsável, apostar na fiscalização, que pode ser feita através de sapadores florestais, guardas florestais, pessoas ligadas à resinagem e as próprias populações locais, que estão a ser envolvidas no projeto.

"Quem não cumprir pode incorrer um crime de furto, que dá pena de prisão de três meses ou mais", salientou.

Duarte Marques garantiu que o processo é "ágil para os locais", que beneficiam gratuitamente da licença anual, bem como de um colete que passa a ser obrigatório usar.

"Em contrapartida, as pessoas que são de fora para tirar a licença terão que pagar um custo, simbólico numa primeira fase, porque o objetivo é por o modelo a funcionar, não é impedir ou bloquear o acesso a ninguém", sublinhou.

Esta regulamentação é baseada no código de boas práticas de colheita e consumo de cogumelos silvestres, que foi criado também com o contributo da Aguiarfloresta.

Segundo Duarte Marques, esta regulamentação será aos poucos alargada a todo o concelho.

Em Vila Pouca de Aguiar, o vereador estima que mais de duas mil pessoas se dedicam à apanha de cogumelos, a maior parte das quais para autoconsumo. Recoletores comerciais deverão existir à volta dos 200 a 300.

E é precisamente para divulgar e promover este produto que a Câmara de Vila Pouca de Aguiar realiza a Feira do Cogumelo e Produtos de Outono, entre 09 e 10 de novembro.

No mercado municipal, vão poder ser adquiridos cogumelos do monte e de cultivo, para além de outros produtos locais de outono como a castanha, mel, compotas ou hortícolas.

Esta feira está inserida na XII Mostra Gastronómica de Vila Pouca de Aguiar - Cogumelos, Cabritos e Castanhas, que vai decorrer nos dez restaurantes aderentes.

O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, afirmou que "a valorização e visibilidade dos produtos de qualidade visam gerar empregos e negócios no concelho".

A organização garante cogumelos "100% seguros", já que o produto servido e vendido vai ser certificados pela Aguiarfloresta.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.